PARE DE ARRANJAR DESCULPAS PARA NÃO MUDAR

Muitas pessoas acham que a mudança, ou a manutenção de algo que se conquistou, é um negócio custoso e elaborado. E há um mercado enorme de coachings performáticos, o pessoal que cobra 5 mil dólares por um treinamento de 6 dias, doido para fazer você acreditar nisso. 

Se para se encontrar com o destino, com a vocação, com o sentido da vida, a pessoa tiver de pagar essa quantia, ir a Nova Iorque, deixar os filhos e a mulher, conseguir folga no trabalho, então é melhor desistir da vida.

Mas a coisa não pode ser tão difícil. A tecnologia disponível para que alcancemos o sentido da nossa vida, a nossa própria voz, não é tão complicada assim.

Foi nesse espírito que eu criei o Guerrilha Way, e os resultados dele comprovam que eu estava certo. Toda a idéia do programa é ajudar a pessoa a colocar em prática, de forma consistente, uma série de ferramentas simples e altamente eficazes, que fazem o sujeito melhorar.

Funciona, porque tem um embasamento sólido. São vôos altos da filosofia, da antropologia, da mística teológica, que estão ao alcance de qualquer pessoa. É isso que eu sempre fiz no Guerrilha Way, desde o início.

É soberba acreditar que precisamos de uma tecnologia monstruosa para poder mudar a nossa vida. A coisa não pode ser assim.

Meia dúzia de práticas, bem encaixadinhas, são capazes de mudar a nossa vida, de nos colocar diante da nossa própria motivação, dos nossos próprios recursos. Isso é perfeitamente possível; o negócio é não ter preguiça.

Por isso o meu foco sempre foi dar ferramentas simples que, como uma semente, vão começando a brotar dentro do sujeito e operando uma transmutação benéfica na alma.

A autoconsciência é algo fundamental — estar atento, não falsear a própria voz o tempo todo, é a base de tudo. Sem isso, não dá para fazer nada. Temos de contar a nossa história de algum modo, todos os dias. O que aconteceu naquele dia, o que deixei de fazer etc. Esta é a receita para a autoconsciência: a narrativa. A felicidade é uma instalação na vida.

DESCONFIE DAS DIFICULDADES

Uma coisa que precisamos ter na cabeça é que a maior parte das mudanças biográficas, das conquistas de virtudes, não é progressiva. Não é aos pouquinhos. O que acontece é que um dia você acorda melhor.

Não estranhe se um dia, depois de colocar em prática meia dúzia de ferramentas simples, de forma consistente, você acordar organizado. É assim que funciona. Tem uma hora que o nó aperta: você deixa de ser preguiçoso, luxurioso, mentiroso. 

Não acredite nesse mito de “melhorar aos pouquinhos”. Não estranhe se algum dia você acordar bom. Simplesmente aceite e incorpore a mudança.

Uma recomendação que eu costumo dar no início de cada ano, por exemplo, é escolher apenas duas coisas para mudar ou conquistar. Apenas duas coisas. Essas duas coisas devem ser perseguidas com obstinação: “Todo dia eu vou arrumar minha cama”, “Todo dia que passar um mendigo do meu lado eu vou dar um dinheiro para ele”.

Essas duas metas puxam as suas virtudes para cima, e você começa a melhorar como um todo.

São as coisas simples que fazem a diferença na nossa vida, mas é preciso ter constância. Foi por isso que eu criei o GW: um programa sistemático de melhora pessoal, sem mágica, com resultados reais e consistentes. O básico funciona. Sempre foi assim e sempre será.

Para conhecer o melhor programa de desenvolvimento pessoal da América Latina, acesse www.guerrilhaway.com.br
Compartilhe isso:
Rolar para o topo