ALIMENTOS QUE PODEM SABOTAR A SUA DISPOSIÇÃO

Não vou tratar aqui da nutrição relacionada ao aumento de massa muscular ou ao domínio estético. Isso aí também é útil e deve ser objeto da sua atenção. Em outros materiais meus, você encontra uma orientação apropriada a esse respeito.

O foco neste momento será a alimentação que mexe com o seu ânimo, com a sua constância, com a sua disposição. Todo mundo conhece alguém que, embora queira praticar atividade física ou perder peso, não tem energia, não sai do lugar e vira um grande reclamão. A pessoa simplesmente não consegue colocar em prática o que almeja e acaba empurrando tudo para depois.

Os planos são sumariamente adiados porque o sujeito não tem energia, foco, força interior. O mau humor impera. A vida parece que não anda. Então é importante primeiro estabilizar o corpo. A ideia é preparar a base para que a partir dela o restante possa se orientar. 

OS SINTOMAS E A CAUSA POSSÍVEL

Boa parte das pessoas não consegue tocar a vida adiante por causa de uma dor crônica ou de uma fadiga que não termina. O sujeito já acorda de manhã com a energia lá embaixo, quase sem conseguir abrir o olho. Isso não é jeito de começar o dia. 

Temos de acordar dispostos. Não que o certo seja levantar fazendo piada. Tudo bem se você acorda mais introspectivo e calado, alguma variação de humor pela manhã é normal. Mas uma coisa é ficar mais para dentro, outra é ficar cansado, despertar sem conseguir sair da cama.

Isso não é saúde, e está longe do normal. O normal é levantar assim que os passarinhos comecem a cantar e o sol a aparecer, é levantar da cama sem um grande peso

Sete a oito horas de sono por dia é uma quantidade média que ajuda as pessoas a acordarem recuperadas e dispostas. O normal não é dormir de 8 a 10 horas e acordar cansado. Nem dormir só 4 horas. Caso isso aconteça, algo está errado. O natural é acordar com a bateria recarregada para começar um novo dia.

Outra coisa que atrapalha muito as pessoas, além da alteração do humor e da incapacidade de acordar, são as boas e velhas insônias: é ficar sem pregar o olho. Às vezes, você está até cansado, mas não consegue desligar.

Então, temos uma extensa lista de comportamentos e sintomas que podem estar associados à ingestão de certos alimentos (não que seja a única causa). Alguns alimentos, pelo fato de causarem muita alergia, podem desencadear ou agravar esse tipo de sintoma: falta de disposição pela manhã, percepção de fadiga crônica, desordem cognitiva, embaralhamento mental. É estranho, mas o que você come reflete nisso aí, sim.

O que seria essa alergia? Não é aquela clássica que poeira ou camarão causam em algumas pessoas. Não é coçar o nariz, espirrar ou ficar com o rosto vermelho. Estou levando em conta aqui outros aspectos da complexidade do nosso corpo. 

ATENÇÃO A ESTES 7 ALIMENTOS!

Vamos aos alimentos que têm mais capacidade de causar reação alérgica e desencadear os sintomas apresentados:

  • Leite
  • Trigo
  • Açúcar
  • Soja
  • Ovo
  • Amendoim
  • Milho

São esses itens aí. Eles e seus derivados. Então é queijo, bolo, sorvete, pão, macarrão etc. A lista vai longe. O açúcar refinado, por exemplo,  tem a capacidade de gerar irritação na mucosa intestinal e acarretar, no fim da linha, fadiga, insônia, alteração de humor, enxaqueca etc. O ovo, apesar de ser um alimento muito rico, também é causa de alergia em muitas pessoas. Do mesmo modo os outros 5 alimentos.

O desafio, então, é ir retirando aos poucos esses 7 alimentos e ver se muda alguma coisa na sua percepção corporal. Os sintomas da insônia, do humor instável, certa dor crônica ou intestino que não funciona muito bem, às vezes, melhoram com a substituição desses alimentos.

Não dá para ter bom humor, foco, atenção se essa parte da nossa saúde não estiver boa. Com dor abdominal, enjôo e dor de cabeça ninguém fica concentrado e comprometido. Os planos vão todos por água abaixo. É a base orgânica que dá a possibilidade de levar adiante as tarefas com as quais nos comprometemos.

Por isso, uma mudança ou outra na alimentação reflete na saúde mental e cognitiva. Não é normal estar sempre envolto a várias amarras, como se tudo fosse uma batalha. Avalie se você está levando uma dieta muito cheia de leite, trigo, milho etc. Se sim, comece a substituí-los.

Vale a pena prestar atenção na alimentação. Você provavelmente vai perceber que ingere sempre as mesmas coisas, e vai ter benefícios se variar o cardápio – sobretudo se almoça fora. Tente mudar a cor do seu prato. Não fique só no arroz, feijão e frango. Dê uma colorida na comida e veja como o seu corpo responde a isso. As chances de você acordar pra vida são enormes. 

Conheça o Guerrilha Way, o maior programa de desenvolvimento pessoal do país. Visite: https://guerrilhaway.com.br/
Compartilhe isso:
Rolar para o topo